A Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) é uma das 16 universidades do país com nível de Gestão de Riscos para a Integridade considerado aprimorado/avançado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O levantamento considerou 208 órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de acordo com o Modelo de Maturidade em Gestão de Riscos para a Integridade (MMGRI). Ao todo, foram selecionadas as 34 instituições – sendo 16 delas universidades – que alcançaram os melhores resultados.
O MMGRI foi criado para colaborar com o Programa Cátedras Brasil, e a Ufersa está na lista que inclui 16% das entidades do Poder Executivo Federal. A relação contempla apenas 16 universidades “Essa conquista representa o reconhecimento do comprometimento da Ufersa com práticas exemplares em gestão de riscos para a integridade”, afirma o pró-reitor de Planejamento da universidade, Moisés Ozório de Souza Neto.
“O processo de seleção envolveu uma análise criteriosa de 208 órgãos e entidades, sendo motivo de orgulho observar o apoio da Alta Administração e a colaboração de toda a equipe da universiade na promoção da integridade pública do Brasil, especialmente da Divisão de Planejamento, Avaliação Institucional e Governança da Pró-reitoria de Planejamento”, complementa Moisé de Souza Neto.
O Modelo de Maturidade em Gestão de Riscos para a Integridade (MMGRI) é resultado de uma parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).