A convite do TCU planejamento da Ufersa é exemplo em reunião das universidades federais

Gestão, Planejamento, Planejamento, Reconhecimento, Sem categoria 8 de dezembro de 2023. Visualizações: 81. Última modificação: 08/12/2023 15:18:09
A Pró-reitoria de Planejamento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Proplan/Ufersa), apresentou nesta quarta-feira (06/12), à convite do Tribunal do Contas da União (TCU), as boas práticas implementadas na elaboração de seu relatório integrado de gestão anual. A reunião virtual realizada pelo Tribunal de Contas da União com representantes das 69 universidades federais objetivou prestar orientações e tirar dúvidas acerca da elaboração do Relatório Integrado de Gestão. A iniciativa do órgão de controle pretende, além de orientar, compartilhar boas práticas sobre o assunto que já tenham sido implementadas pelas Universidades e que podem ser utilizadas como modelo pelas demais instituições, a exemplo de manuais, processos de trabalhos, eventos de capacitação, ferramentas, entre outros. Na Ufersa a elaboração do Relatório Integrado de Gestão é atribuída à Proplan e realizada pela Divisão de Planejamento, Avaliação Institucional e Governança – Diplan, contando com a colaboração das diversas unidades acadêmicas e administrativas da instituição. A equipe da Diplan realizou diversas ações para melhoria do processo de elaboração do documento que vêm evoluindo nas últimas edições, como o mapeamento do processo, a identificação dos riscos do processo, modelos de relatório para unidades colaboradoras, guia de orientações, reunião com as unidades, entre outras ações. O Relatório Integrado é um dos principais instrumentos de prestação de contas que a instituição deve apresentar aos órgãos de controles, à comunidade acadêmica e à sociedade e segue as normas estabelecidas pelo TCU, através da Instrução Normativa TCU nº 84/2020 e da Decisão Normativa TCU nº 198/2022, que foram reformuladas nos últimos anos a fim de definir uma nova configuração ao documento, com base em uma estrutura internacional de relato integrado. O propósito do Relato Integrado é transformar a forma como as organizações prestam contas às partes interessadas, tendo a criação de valor como o cerne do relatório. Acesse aqui os relatórios de gestão da Ufersa.